Rio nuerá transbordou e deixou ponte submersa na Vicinal 6

Semur está fazendo o levantamento dos danos causados pelas fortes chuvas

Após chuvas incomuns em Tailândia que atingiram 180 milímetros, equipes avaliam a situação e planejam ação para reparar os danos causados.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras, Saneamento e Urbanismo (Semur) estão realizando levantamentos dos danos causados pelas chuvas incomuns nos últimos dias. Pluviômetros chegaram a marcar 180 milímetros de chuva na última terça.

Zona rural é a região mais afetada

Em uma avaliação inicial, a infraestrutura de diversas pontes começando pela Vicinal 12, seguindo para Vicinal do Badarote e Vicinal Chumbo Grosso, um total de 6 pontes estão submersas, a equipe aguarda baixar os níveis das águas para saber a real dimensão dos danos.

Seguindo pela Vicinal 10, que a passagem d’água também transbordou em um trecho manilhado da vicinal. Na Vicinal Franciosa, uma ponte foi bastante danificada e a outra está sob as águas.

Secretaria faz previsão e planeja o trabalho de recuperação

A Secretaria de Obras, Saneamento e Urbanismo ainda está avaliando caso a caso, e por enquanto não se sabe calcular todos os danos, mais dentro do previsto, já está sendo feito o planejamento de recuperação e reconstrução das pontes e trechos afetados.

ATENÇÃO!!! A lei Aldir Blanc prevê auxílio financeiro emergencial para o setor cultural, por meio de Renda Emergencial da Cultura, exclusivamente aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura e concessão de subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social, provocadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Além do subsídio mensal, também está prevista a realização de editais, prêmios e chamadas públicas para aquisição de bens e serviços produzidos por empreendimentos culturais atingidos pela pandemia, além de outros instrumentos. Para ter acesso a mais informações, o público de interesse deverá procurar a SECRETARIA DE CULTURA, ESPORTE, JUVENTUDE, LAZER E TURISMO - SECJELT, no Ginásio Municipal Werner Kronbauer, localizado na Avenida Natal esquina com a Travessa Irituia e Travessa Ipê, no horário de 8 às 12h e das 14 às 17h, de segunda a sexta feira e, caso atenda aos requisitos estabelecidos pela Lei Aldir Blanc, será realizado seu cadastramento. Inicialmente está sendo realizado o cadastramento dos espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias, que deverá ocorrer até o dia 30 de Outubro/2020, sexta feira, às 17h. O Cadastramento das pessoas físicas, trabalhadores e trabalhadoras da cultura – deverá ser realizado em período a ser divulgado e On-line.