Ações e projetos sociais fazem a diferença em Tailândia

Ao longo da gestão municipal, vários projetos foram desenvolvidos, que deram uma abrangência mais social para o trabalho da prefeitura. Muitos começaram em 2017 e foram realizados até antes da pandemia, e foram suspensos, pois os mesmo tinham necessidades do contato pessoal e envolvimento com o público (presencial e aglomerações).

Neste texto, enumeramos alguns destes projetos, que assim que a pandemia cessar estarão de volta para ajudar a reduzir as questões sociais do município.

Assistência e Desenvolvimento Social

Grupo de Capoeira

As políticas sociais desenvolvidas pela Prefeitura de Tailândia levam em consideração a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), onde o objetivo central é garantir a proteção social, ou seja apoio aos indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios e programas sociais.

Neste sentido, realizamos na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social várias ações no sentido de garantir políticas sociais para a população.

Neste período, foram 13.269 registros no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, destes cadastros, mais de 8 mil somente do Bolsa Família; foram 700 famílias atendidas pelo Serviço de Convivência; 200 crianças assistidas no Programa Criança Feliz, sem falar dos serviços de apoio jurídico, cartoriais e casamentos comunitários, bem como, as atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Grupo de Capoeira, as aulas de caratê do CRAS e as aulas de zumba também têm um destaque neste enredo.

Formatura do PROERD

A proteção social também conta com a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Conselho Tutelar, do Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, do Grupo da Terceira Idade da Ação Social e agora do Centro de Atendimento às Mulheres em Situação de Risco.

Outros projetos importantes fazem parte das parcerias com a Prefeitura Municipal, tais como, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), da Polícia Militar e o Projeto Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros.

Conhecimento, Arte e Cultura

Biblioteca Municipal

O Centro Integrado de Estudos (CIE) Yolanda Vieira Jasper foi o carro-chefe dos cursos livres de Reforço Escolar, Informática, Inglês, curso profissionalizante de secretariado e auxiliar administrativo, Libras. Além dos cursos livres, o CIE tem a Biblioteca Municipal Machado de Assis, onde todos podem ter pontes infinitas ao conhecimento com uma simples leitura de um livro.

Os projetos voltados para crianças e jovens de Tailândia sempre foram apoiados pela gestão, sendo que somamos 300 alunos no Programa Dança Para Todos, 200 no Ballet e 1.100 participantes do Programa Viva o Esporte, a Corrida da Liberdade, o Desfile Escolar, os JETS e o ParaJets de 2019, foram eventos que marcaram em número de participantes, bem como, a implantação da Escola de Artes, que trouxe os cursos de artes plásticas, música, teatro e o Grupo Folclórico de Tailândia.

Jogos Estudantis de Tailândia – 2017

Sabemos que a pandemia não acabou, para isso precisamos preservar nosso maior bem: a saúde. Temos certeza que tudo isso vai passar e vamos ter nossas vidas de volta, e com certeza, os projetos sociais da prefeitura também voltarão.