Atendimentos mostram avanços na Saúde de Tailândia antes e durante a pandemia

O município de Tailândia vivencia desde o início da pandemia de Covid-19 as mesmas angústias e vitórias. Aqui os casos não demoraram a aparecer. O paciente “Nº 1”, foi diagnosticado por Teste Rápido, no dia 16 de abril de 2020, no Distrito de Palmares, de lá para cá, Tailândia realizou desinfecção em espaços públicos da cidade, realizou campanhas de conscientização com panfletos, carro som e pelos meios de comunicação, fez parceria com o HGT, foram comprados pelos prefeito Macarrão equipamentos, insumos e testes rápidos para proteger a população do município e salvar quantas vidas fossem necessárias.

Os dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde e o desenvolvimento das ações da Saúde ao longo destes cinco anos, como o pico de atendimentos em Tailândia, de 2017 e 2019, antes da pandemia demonstram que não estamos para brincadeira nesta guerra contra o convid-19.

É preciso destacar que sem a participação e envolvimento dos profissionais de saúde de todos os setores, essa luta não estaria sendo feita com tanto compromisso.

Números da saúde

Em 2017, foram totalizados 725.440 (19%) dos procedimentos envolvendo a Atenção Básica e a Média Complexidade.

Em 2018, estes números de atendimentos na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade do município de Tailândia, têm uma redução devido a reformas realizadas na infraestrutura das unidades de saúde, como a reforma da Casa de Saúde Bucal, ficando com 660.656 (17%), mas os números voltam a crescer em 2019, de forma acelerada, contabilizando 1.288.206 atendimentos, ou 32% desse total em apenas um ano.

Tomógrafo

O detalhe a ser observado neste item é que na Alta Complexidade, somente há registros no município devido ao serviço da Tomografia, ou seja, 4.941 exames por imagem foram realizados neste período de 2020. Desde 20 de abril de 2020, até hoje, já foram cerca de 7.500 tomografias realizadas.

Totalização

Ao total foram 3.957.795 atendimentos de 2016 a 2020, onde os picos de atendimentos no município de Tailândia foram entre os anos de 2017 e 2019, e só reduziram devido o início da pandemia de covid-19 e o medo dos usuários em buscar as unidades de saúde e se contaminarem com a covid.

Quadro dos atendimentos:

Ano Atenção Básica Média Complexidade Alta Complexidade Total %
2016 401.689 323.751 725.440 18%
2017 327.278 407.999 735.277 19%
2018 158.174 502.482 660.656 17%
2019 228.648 1.055.631 1.288.206 32%
2020 86.519 497.583 4.941 548.216 14%
Total 1.202.308 2.787.446 4.941 3.957.795 100%

               Fonte: Secretaria de Saúde de Tailândia

Carreta da Saúde

O período de 2020, foi praticamente suprido pelo atendimento médicos e testes rápidos oferecidos na Carreta da Saúde, onde o trabalho não parou. A carreta da saúde é o atendimento médico móvel do município de Tailândia, que leva os serviços médicos, odontológicos e exames às comunidades da zona urbana e rural do município.

A carreta, realizou durante este período da pandemia 7.310 atendimentos médicos, além dos testes rápidos, com isso o serviço de saúde pode identificar e localizar as pessoas com síndromes respiratórias e realizar o tratamento necessário a tempo.

Aeromédico

O serviço de transferência aérea de Tailândia, o Aeromédico, foi outra referência do município, que durante essa pandemia faz a diferença, principalmente para que o sistema de saúde não viesse a entrar em colapso, devido a transferência para outros hospitais de referência casos médicos de alta complexidade, como traumatismos de acidentes automobilísticos, AVCs, entre outros acidentes e mesmos casos de complicações de covid-19.  

Até hoje já foram realizadas cerca de 650 transferências e resgates desde a implantação do serviço em 16 de junho de 2017.

Testes Rápidos

Ainda na pandemia, os testes rápidos foram de grande avalia para o diagnóstico seguro do covid-19. Podemos afirmar que os diagnósticos destes testes fazem com que identificássemos os casos do novo coronavírus com tempo para realizar o tratamento dos pacientes através do isolamento social e acompanhamento das famílias.

Já são, 8.601 teste feitos em Tailândia, sendo 8.425 testes rápidos e 176 testes PCR (proteína C-reativa), realizados pela Lacen (Laboratório Central do Estado), este tipo de exame leva em média duas semanas para ter o resultados. Este é o tempo que não temos. Os testes rápidos adquiridos pela gestão são um grande aliado para frear as contaminação do Covid-19 em Tailândia.

Centro de Atendimento e Reabilitação de Covid-19 (CARC)

O Centro de Atendimento e Reabilitação é um serviço da Secretaria de Saúde, pós-COVID de Tailândia, criado para reduzir e tratar os impactos da doença. O centro conta com uma equipe multiprofissional e realiza atendimentos em pessoas com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais em função da Covid-19.

Fábrica de Confecções

Não menos importante, a Fábrica de Confecções de Tailândia, no início da pandemia, e a escassez de equipamentos de proteção para os profissionais de saúde, entrou em ação fazendo máscaras, jalecos e lençóis hospitalares.

Atualmente a fábrica tem uma produção de mais de 1 mil produtos de uso na saúde voltados para a proteção dos trabalhadores, contribuindo para o combate ao convid-19.

É importante afirmar a todos que a Pandemia Não Acabou. Por isso, devemos manter a higiene pessoal, lavar as mãos com água e sabão, álcool 70% ou em gel, usar máscara. Você se protegendo vai proteger também seus familiares e seus amigos.

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