A Secretaria de Produção e as cadeias produtivas de Tailândia
Horta Hidropônica Municipal na Sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEMAPPA (Foto:Ascom/PMT)

A Secretaria de Produção e as cadeias produtivas de Tailândia

A Secretaria de Indústria, Comércio e Produção (SICOP) foi criada em 23 de agosto de 2019, com o propósito de formular, propor, gerir e executar as políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento econômico do município, inclusive buscando a captação de recursos financeiros junto a entidades públicas e privadas, quer seja através de convênios ou outras formas de parceria.

São atribuições da SICOP, promover a divulgação do Município de Tailândia, objetivando atrair investimentos públicos e privados que possam fomentar os setores de indústria, comércio e produção, com vistas à geração de emprego e renda; planejar, coordenar, organizar, controlar, executar, dirigir e normatizar às ações de apoio ao pequeno empreendedor e economia solidária no âmbito do município; estimular estudos dos mercados existentes e em potenciais, bem como a criação de novas áreas de consumo da produção”.

O Peixe Vivo é comercializado aos Sábados por Produtores locais na Feira do Agricultor. (Foto:Ascom/PMT)

A SICOP, neste sentido, deve fazer parceria com o Sindicado dos Produtores Rurais de Tailândia para promover por meio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), capacitações de agricultores e criadores de (peixe e abelhas) que procuraram essa Secretaria na intenção de se capacitarem para que assim possam aprender novas técnicas, melhorar o manejo e consequentemente aumentarem a produção do que já produzem (curso de piscicultura e apicultura) e aprenderem a cultivar novos tipos de alimentos (curso de horticultura).

São várias demandas que podem obter os serviços da SICOP. Segundo Josefran Almeida, titular da secretaria de Indústria, Comércio e Produção, “os agricultores que procuram a SICOP, solicitam cursos de horticultura, em Tailândia. Estes trabalhadores rurais produzem cheiro verde, alface e couve. Por isso, pedem um curso para aprenderem a produzir outras culturas, como tomate, pimentão, pepino, repolho e pimenta-de-cheiro. De acordo eles, pelo fato de não saberem plantar e manejar, esses produtos vêm de fora. A partir do momento que souberem produzir terão oportunidade de assumir o comércio local com uma diversificação de produtos contribuindo para o aumento da renda familiar”, observa Josefran.

A partir de fevereiro de 2020, serão realizados através da SICOP, três cursos:

• Piscicultura: foi realizado inscrição e fechamento de três turmas (60 vagas);
  • Apicultura: Fechamento de duas turmas (40 vagas);
  • Horticultura: Fechamento de duas turmas (40 vagas).

Portanto, a SICOP vem contribuindo para o desenvolvimento da produção e comércio incentivando a capacitação de produtores.

“Neste sentido, o apoio do Prefeito Macarrão é indispensável, pois tornou possível a realização desses cursos de capacitação para desenvolver ainda mais a produção e o comércio de nosso município de Tailândia”, comemora o secretário.

Vista aérea do Silo Municipal de Tailândia Pará.(Foto:Ascom/PMT)

Os demais produtores das demais cadeias produtivas do município que se interessem em algum curso do SENAR, poderão se dirigir a Secretaria (SICOP) e solicitar os cursos, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, Travessa São Félix, s/nº, atrás do Mercado Municipal, bairro Centro.