Cursos de Informática e Inglês e Aulas de Reforço Escolar do CIE retornam no dia 19 de fevereiro
Sala da Gibiteca no Centro Integrado de Estudos Yolanda Vieira Jasper na Avenida Belém, Tailândia Pa

Em acordo com o Calendário Letivo Municipal, as aulas do Centro Integrado de Estudos (CIE) Yolanda Vieira Jasper iniciarão a partir do dia 19 de fevereiro. Esse acompanhamento com o início das aulas da rede oficial se faz necessário para adequar as atividades do CIE às da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Esse ano o CIE ofertou 240 vagas para os cursos de Informática e Inglês, cada. As matrículas foram realizadas de 22 a 24 de janeiro e amplamente divulgadas na cidade.

Novidades acompanham o início das aulas do CIE

A primeira novidade é que os cursos de Informática serão em formato Básico, onde serão priorizados o Word (Editor de Texto) e Excel (Planilha Eletrônica) e terão duração de dois meses, sendo que abrirão ainda esse ano mais três Etapas do Curso de Informática para a comunidade.

“O objetivo de oferecer cursos de formação básica em informática para todos é permitir a acessibilidade e a inclusão digital, inclusive usando essa ferramenta tecnológica para a inserção ao Mercado de Trabalho”, esclarece Reinaldo Araujo, coordenador do CIE

A segunda Etapa de Informática terá caráter social

Nessas próximas Etapas do Curso de Informática serão priorizadas vagas para adultos e trabalhadores, da zona urbana e rural, que já estejam no mercado de trabalho ou em busca desse, como por exemplo, as costureiras e costureiros da Fábrica de Confecções, trabalhadores e filhos de trabalhadores rurais e de outras áreas.

Escola de Idiomas

O Curso de Inglês também com novo formato, será realizado em um ano, em quatro níveis (Níveis I, II, III, IV), consolidando as bases para a futura Escola de Idiomas Municipal.

1ª Colônia de Férias Aprendendo e Brincando do CIE é realizada com sucesso

A 1ª Colônia de Férias do CIE que foi realizada de 22 de janeiro a 02 de fevereiro foi um total sucesso. Realizada a pedido do prefeito Macarrão, o evento foi mais um momento de diversão e educação para nossas crianças.

“Criança tem todo o direito a estudar, esse é o seu objetivo, mas tem que brincar também. Também vejo que quanto mais as crianças gastam energia com coisas boas ela vai se esforçar em ser também um bom cidadão”, afirma o prefeito Macarrão.

As atividades centrais da colônia foram brincadeiras de rua, como Queimada, Taco-bol, Bandeirinha, Cabo de Guerra, entre outras, brincadeiras essas que não se vê mais nas ruas devido à tecnologia portátil.

“Não vemos mais as crianças interagindo entre si. É cada uma no canto das escolas ou de sua casa com seus aparelhos telefônicos, isso não é bom para a formação educacional dos estudantes”, denuncia a pedagoga Isabel, uma as coordenadoras da Colônia.

Já para o professor Wagner Júnior, professor de Educação Física, “unir a atividade motora ao lúdico transformam-se em um instrumento facilitador do aprendizado em sala de aulas”, propõe o educador.

Participaram efetivamente da Colônia 77 crianças, de várias escolas e bairros carentes de Tailândia e contou com todo apoio da Prefeitura Municipal.